terça-feira, outubro 24, 2006

Assunto de macho

Há um tempo atrás, das nossas divertidíssimas aulas de história surgiu uma comunidade, a “Ditadura Já”. A descrição é engraçada naquele típico humor desse blog, mas de vez em quando um maluco me ameaça de morte no scrapbook e me chama de conservadora. Um deles, outro dia, veio me dizer que ficou feliz quando percebeu que era uma brincadeira e existem pessoas conscientes no mundo, mas que eu tomasse cuidado, pois o mundo virtual não é muito sensível para esses joguinhos.
Claro que eu não escrevi tudo isso apenas para dizer como sou de esquerda e descolada. Na verdade eu queria introduzir a palavra que rege nossa amizade: ironia

Tanto é verdade que criamos um blog com esse nome. Um nome que, para existir, pressupõe uma distinção entre assuntos “machos” e outros “eunucos”¹. Seis meninas conversando assunto de homem, a tênue linha entre ironia e realidade.
Não sei até onde existe uma reflexão sobre isso, ou se falei coisas sem sentido. Só acho que é nosso mecanismo de defesa. Qual o problema em se indispor com as regras da sociedade quando esse já é o pressuposto.

Que porra é essa?


¹talvez eu esteja lendo Bourdieu demais.